quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Polícia Civil inicia concursos para 2.752 vagas



A partir de Março, mais editais serão publicados 2.701 vagas, incluindo a Polícia Científica, haverá oportunidades para investigador, escrivão, agente papiloscopista, auxiliar de papiloscopista entre outros cargos. A Polícia Civil está escolhendo a empresa organizadora para aplicar as provas da primeira fase desses concursos. A exceção é o concurso para desenhista que será organizado integralmente pela Academia de Polícia (Acadepol), de acordo com o diretor do órgão, Paulo Bicudo. A Acadepol, que vai continuar gerenciando os concursos e cuidando das fases posteriores, está recebendo as propostas das organizadoras interessadas. Segundo o diretor da instituição, a expectativa é de que o processo de contratação seja finalizado no próximo mês.
Os concursos para investigador (1.100 vagas) e escrivão (900 vagas) têm prioridade. O Secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, disse em Dezembro, que essas são as carreiras em há maior necessidade de profissionais, principalmente no interior do Estado.
A última seleção para investigador foi em 2009 reuniu 23.442 candidatos para 1.053 vagas. Para escrivão o concurso mais recente foi em 2010 e ofereceu 487 vagas (13.987 vagas) O conteúdo programático para ambos foi o mesmo. Foram 100 questões sobre Língua Portuguesa, Noções de Direito, noções de Criminologia, Atualidades, Lógica e Informática.
Outro concurso que, segundo o delegado geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, terá prioridade é o de perito criminal. Há uma expectativa de 40 % do quadro de peritos estar em condições de se aposentar nos próximos seis meses, o que corresponde a cerca de 470 profissionais. Nos últimos concursos, a escolaridade exigida tem sido o ensino superior em qualquer área, mas isso pode mudar. A lei federal 12.030/2009 condiciona o concurso público de perito à formação acadêmica específica. Essa exigência está sendo estudada pela Acadepol.

Sem comentários:

Enviar um comentário