quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Assim Seja - "Isso Pode - O espiritismo responde, de Emanoel Cristiano"

Assim Seja - "Isso Pode - O espiritismo responde, de Emanoel Cristiano - pelo espírito de Nora - Editora Fidelidade, página 13 e 14"

É comum nos meios espíritas ouvirmos ao fim das preces esta frase: "Assim seja!" Por que será que as pessoas falam isso? Que significa? Tem algum valor espiritual?

Vejamos : "assim seja" é simplesmente a tradução portuguesa da palavra hebraica "amen"; vocábulo adotado e empregado na liturgia da Igreja Romana e que deveria ser dito ao fim dos cultos como plena aceitação das palavras do sacerdote. 

Do ponto de vista espiritual, nenhuma palavra é mágica, com efeito místico ou sobrenatural. Como bem registrou Allan Kardec em "O Evangelho SEgundo O Espiritismo", capítulo XXVIII, item 1, a orientação dos Espíritos superiores acerca deste assunto: "A forma não é nada, o pensamento é tudo."

Quando oramos, nossos sentimentos e pensamentos elevam-se atingindo, dependendo da intensidade, planos maiores. A rigor, as palabras estariam em segundo plano, uma vez que a prece é um meio de comunicação com os planos espirituais superiores.

Dizer "assim seja" ao fim das orações pode identificar uma insegurança da pessoa ao pronunciar a prece, ou ainda, indicar que ela aprendeu assim e não sabe fazer diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário