1.O Labirinto
Labirinto é uma construção composta de múltiplas divisões, galerias, corredores, dispostos de tal modo que formam diversos caminhos falsos, sem saída, e a saída única, verdadeira, é muito difícil de achar.
Segundo o mito, o mais famoso dos labirintos foi aquele construído por Dédalo, arquiteto grego, e que ficava situado em Creta, grande ilha do mar Egeu.
Nesse labirinto, o rei Minos encerrara seu monstruoso filho, o Minotauro, que tinha corpo de homem e cabeça de touro, e era alimentado com carne humana.
Vencidos por Creta na guerra, os atenienses todo ano tinham de pagar a ela um tributo: enviar sete rapazes e sete moças para servir de alimento ao Minotauro.
Teseu, rei de Atenas, herói grego, pôs fim a essa situação. Com a ajuda de Ariadne, filha do rei Minos, que lhee entregou um novelo de fio, conseguiu entrar no labirinto, matar a fera e retornar a salvo.
Na sua simbologia, o mito nos diz que, no labirinto da nossa alma, mora o monstro das paixões animais, que é preciso exterminar, com o fio da razão e a coragem do herói, para não lhe continuar pagando pesado tributo: o sacrifício de nossas melhores energias e esperanças.
Sem comentários:
Enviar um comentário