segunda-feira, 1 de junho de 2020

O céu no mês de Junho

https://anchor.fm/s/22af3bfc/podcast/rss


Junho promete mexer muito com o nosso emocional - veremos que julho também, mas por enquanto vamos nos ater ao mês presente. Entramos no período dos Eclipses (Sol e Lua  este mês e um segundo Eclipse da Lua no início de julho), indicando um tempo de muita inquietação e mudanças.
No dia  05/06, temos o Eclipse penumbral da Lua Cheia em Sagitário se opondo à conjunção Sol/Vênus no lógico e racional Signo de Gêmeos (encontro exato no dia 03/06). No entanto, há  uma desarmonia dos nossos luminares com Marte/Netuno em Peixes bem na hora do Eclipse, o que tende a tirar toda a sensatez do período, deixando os nervos à flor da pele e fortes sentimentos de confusão, frustração e ressentimentos. Temos que cuidar para manter o autocontrole e preparar os ouvidos, pois  toda essa queixa tende a ser expressa em alto e bom som,  já que o eixo Gêmeos/Sagitário pe bastante falante.
No dia 06/06, forma-se uma quadratura exata entre Sol e Marte. Esse é o típico aspecto do "tiro no pé", de atitudes tontas (é a tendência de Marte mal aspectado em Peixes), desconectadas de qualquer lógica ou razoabilidade e que não leba, ao resultado pretendido. A saída, para quem conseguir manter a calma, é aproveitar um sextil de Mercúrio com Urano neste mesmo período (exato no dia 05/06), que possibilita ver as coisa de um ângulo diferente.
Mercúrio em Câncer entra em movimento retrógrado no dia 19/06 (que dura até 12/07), tendo um passo bem mais vagaroso nesta fase, e permanece em Câncer até o dia 05/08. Amente fica mais emocional, psíquica e receptiva, mais ainda neste caso em que a retrogradação nos leva a reavaliar nossos posicionamentos, tanto na área indicada pelo nosso mapa natal como coletivamente.
Como sempre, há a clássica recomendação de deixarmos para depois deste período as tomadas de atitudes importantes, já que todos os temas regidos por Mercúrio ficam um tato travados, abrangendo desde meios de transporte a divulgação de informações ou transações comerciais.
Marte, já no final de Peixes, harmoniza-se com Júpiter e Plutão entre os dias 18 e 20/06. melhorando substancialmente nossa vitalidade, que agora tem novo fôlego. Conseguiremos atingir nossos alvos se soubermos conciliar estratégia com sabedoria.
No dia 20/06, o Céu nos brinda com dois eventos vem especiais: além do Solstício de Inverno para o nosso Hemisfério (e o ingresso do /sol em Câncer), temos logo em seguida, no dia 21/06, em um Eclipse Anular do Sol no grau zero de Câncer, o que provoca um agravamento das crises e tensões.


Solstício de verão em Stonehenge terá transmissão online pela primeita vez na história

O monumento neolítico Stonehenge, na Ingleterra, atrai milhares de pessoas para uma cerimônia realizada durante o solstício de verão. Assim como muitas celebrações, o evento deste ano teve que ser cancelado devido ao Coronavírus, mas será transmitido online para o mundo inteiro.
Desde Março deste ano, Stonehenge se encontra fechado para visitação. Entretanto, a equipe responsável pelo local decidiu transmitir o momento em que o sol nasce atrás da Pedra do Calcanhar, antiga entrada do Círculo de Pedra que forma o monumento.

A celebração está marcada para ocorrer entre o crepúsculo do dia 20 de junho e a aurora do dia seguinte. Além da transmissão ao vivo, serão disponibilizadas imagens em alta resolução e filmagens de drones, que poderão ser acessadas passado o evento.
Desta vez, a cerimônia não será marcada por atrações culturais visando seguir medidas de isolamento social. Entretanto, historiadores e especialistas na área falarão online sobre o simbolismo e mistérios que ainda rondam Stonehenge.

"Não podemos recebê-los pessoalmente este ano por causa das medidas para combater o coronavírus - mas nossas coberturas ao vivo do pôr  e nascer do sol significam que você não perderá nenhum momento desta ocasião especial", diz  a página criada para o evento no Facebook

Confirme presença no evento através do Facebook para ser avisado sobre as novidades. Clique no link abaixo:


As transmissões estão marcadas para o sábado, dia 20 de junho, por volta das 21h30 de Londres (17h30 no Brasil) e às 5h de Londres (1h no horário do Brasil) no dia 21 de junho. Os vídeos deverão iniciar meia hora antes, permitindo que todos cheguem a tempo para assistir à cerimônia, cuja programação completa será divulgada em breve.


A ordem dos fatores às vezes altera, sim, o produto. Este parece ser o caso da explicação por trás da construção de Sonehenge, o monumento formado por círculos de pedras empilhadas de até conco metros de altura na Inglaterra. Construído há cerca de 5 mil anos, acreditava-se até então que as pedras haviam todas sido trazidas das montanhas do País de Gales, a cerca de 24 km ao norte do local. O mistério sobre como e porquê o local foi construído é uma das grandes questões arqueológicas, mas um arqueólogo, no entanto, pode ter enfim começado a responder tal questão.
Pesando mais de 60 toneladas, a maior das pedras, localizada a 75 metros do centro da construção, está perfeitamente alinhada com o nascer do sol ao do dia de solstício, nunca for moldada e, ao seu lado Pitts encontrou um buraco de cerca de seis metros de diâmetro - de onde a pedra teria sido retirada.
Assim, essas duas pedras teriam sido tiradas do soo e colocadas à vista, mas não trazidas de Gales - a outra pedra também se alinha perfeitamente com o sol no solstício. Seria justamente a posição dessas pedras originárias do local que teria motivado a construção do monumento ali. O local for utilizado, ao longo dos séculos, como ponto de cerimônia assim como um observatório astronômico, capaz de precisar datas como o solstício e o equinócio.




Vênus, ainda no início de Gêmeos, passa ao movimento direto no dia 25/06 e evolui neste dia 07/08, priorizando relacionamento leves, amigáveis, em grandes compromissos, mas muito animados e divertidos.
Marte muda o ritmo celeste no dia 27/06 e entra triunfante em Áries, seu signo de domicílio até 06/01/21, ganhando muito poder de fogo e enfrentamento. O efeito colateral é que essa energia bruta nos torna impacientes, ansiosos, dados a bater de frente com os obstáculos. É bom canalizar essa força para atividades físicas, pois, se contida, leva a "implosões". Um aspecto positivo de Marte com Saturno nesse dia o ajuda a ser responsável.
No mesmo dia 28/06, Júpiter e Plutão, ambos em movimento retrógrado, voltam a se encontrar, Os dois planetas firmam o pacto domicílio de um novo ciclo de crescimento que, com o tempo, passa a beneficiar a economia e os processos de expansão.
Em seu movimento retrógrado, Mercúrio volta a se harmonizar com Urano, que traz sempre a possibilidade de um pensamento mais criativo e inovador.


Sem comentários:

Enviar um comentário